Saturday, August 8, 2009

Almost hidden / Quase escondido


A certain atmosphere of "secret place" surrounds this old mill that, despite being in disuse, seems reasonably maintained, which is not rule. Even when left to themselves, these buildings hold an unparalleled beauty and a collection of memories that seem to hover in the silence and the air. We call this a mill, but could be a library in which each stone is a volume full of stories: Each moss a chapter, each insect that finds shelter among them an ephemeral character.
Uma certa atmosfera de "local secreto" rodeia este velho moinho que, não obstante estar em desuso, parece ainda razoavelmente conservado, o que não é regra. Mesmo quando entregues a si próprias, estas construções guardam uma beleza inigualável e uma colecção de memórias que parecem pairar no silêncio e no ar. Chamamos a isto um moinho, mas poderia ser uma biblioteca em que cada pedra é um volume carregado de histórias: Cada musgo um capítulo, cada insecto que entre elas se acoitou um efémero personagem.
Fabriano rough 7"x5" - 140lb (18x12,5cm - 300g/m2) paper
On Etsy: Click here / No Etsy: Clique aqui

4 comments:

Julio Rodrigues said...

Nada melhor depois do meu café da manhã de Sábado do que encarar com esta beleza granítica Portuguesa. As azenhas são objectos de fascínio para mim. Bom fim de semana.

Paulo J. Mendes said...

Estão a tornar-se um tema preferido e recorrente, amigo Villager. Felizmente na nossa terra ainda existe muita "matéria-prima" para nos inspirarmos :)

Arménia Baptista said...

Os "seus" moinhos são todos bonitos! ...Engraçado, eu também gosto de moinhos,(sou neta de moleiro)e, porque para além de serem umas "casinhas" bonitas são movidos a água...Ah, e nasci numa terra que tem muitos moinhos ao longo do rio e dos seus afluentes.:))
(Infelizmente, quase todos abandonados)

Paulo J. Mendes said...

Os moinhos de água são absolutamente fascinantes. Surpreende-me poder encontrá-los em abundância por todo o lado, quer em grandes rios como em discretos riachos, escondidos entre bosques ou bem no meio de uma aldeia, ou ainda encontrar vestígios dentro de cidades como no Porto... Uns minúsculos, outros quase semi-industriais, não falta assunto e variedade :)