Friday, November 19, 2010

À sombra da casa grande / Under the shadow of the big house


Num dia de chuva copiosa como o de hoje, quase custa a acreditar que no Outono também existam dias soalheiros como o da imagem, a ponto de a sombra da “casa grande”, como é localmente conhecido este palacete a atirar para o fidalgo, ser procurada para uma pausa e respectiva conversa, quem sabe alinhavando estratégias para a sempre difícil batalha dessa guerra sazonal nunca ganha que é a varredura das folhas caídas.
On a copious rainy day like today, it's almost hard to believe that in Autumn there are also sunny days like the one in the image, to the point of the shadow of the "big house", as it is locally known this mansion with some noble appearence, being sought for a break and a chat, perhaps lining up a few strategies for the always difficult battle of a seasonal war never won, known as the sweeping of the the fallen leaves.
Papel Fabriano Artistico cold pressed 12,5x18cm - 300g/m2 (5"x 7" – 140lb)
Vendido / Sold

7 comments:

Julio Rodrigues said...

Excelente perspectiva, luz e atmosfera. Uma beleza.

Paulo J. Mendes said...

Obrigado, Villager. Curiosamente, deparei-me com uma dificuldade inesperada neste trabalho, pois o meu papel de sempre desta vez comportou-se de maneira "esquisita", demorando uma eternidade a absorver a tinta e "comendo" as cores... Espero que tenha sido apenas uma folha tresmalhada no bloco :))

Bom fim-de-semana!

Paulo J. Mendes said...

Thank you, Kris :))) Happy weekend!

Lefrontier said...

Esplêndidas janelas de pedra! Mesmo lindas! (Irra que inveja! :)))
O estranho comportamento do papel não poderá dever-se à quebra brusca das temperaturas e sobretudo ao aumento da humidade? É que os meus acrílicos (especialmente) estão a demorar uma "eternidade" a secar...

Paulo J. Mendes said...

É uma possibilidade, Eduardo... Temos tido de facto dias muito chuvosos aqui, e o ambiente torna-se bastante mais húmido. No entanto já houve outras alturas assim e nunca tinha tido esta situação...

Entretanto tenho trabalhado com outras folhas do mesmo bloco, e já não tenho os mesmos problemas. Das duas uma: Ou era de facto uma "tresmalhada", ou então era mesmo do tempo e, tal como este, tudo vai regressando ao normal :)))

Luís Bonito said...

Realmente o tratamento da luz está excelente. E a cena deliciosa!
Abraço

Paulo J. Mendes said...

Obrigado, Luís :)))
Um abraço para a Alemanha!