Friday, January 15, 2010
Today's sketch / O esboço do dia - 126
The well-known Casa da Torre (Tower House). Well-known by who? By those who read this post...
A conhecida Casa da Torre. Conhecida de quem? De todos os que lêem este "post"...
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
2 comments:
Casas e as suas torres...
Antigos paços, locais onde a Nobreza edificava o seus postos de controlo sobre determinado território.
Antigamente o regime feudal de determinado local era gerido ou pelo clero ou pela nobreza através do pagamento ao Rei de certa percentagem.
O regime feudal monástico era baseado à volta do mosteiro, no caso da nobreza, à volta do paço.
Estes paços tinha como como principal característica a Torre. Muitas ainda se vislumbram hoje, no Norte de Portugal, a maioria das quais causando impressão a quem se questiona com o motivo destas semi fortificações em áreas rurais.
Inicialmente, estes edifícios apenas eram verdadeiros torreões verticais, desprovidos de qualquer conforto onde a Nobreza gostava de afirmar a sua autoridade máxima sobre aquelas terras.
Com a evolução deste sistema e a pacificação gradual do ambiente socio-politico da idade média, começam a surgir anexos a estas torres e a vida passa cada vez mais a ser vivida na Horizontal.
Este exemplo arquitectónico Português acaba no seu máximo esplendor no Paço dos duques de Bragança, em Guimarães e no Paço de Barcelos cujas dimensões e complexidades originais seriam expoentes do tipo.
E tantos paços, solares e afins ainda hoje olham para o nosso mundo de hoje, selvaticamente atacado pelo cimento e betão de secagem rápida que ocuparam para sempre a maioria das terras mais ricas do pais....
É um regalo ir pela estrada e de repente, ao virar de uma curva, dar de caras com um desses paços, rodeado de verdejante arvoredo e vinhas, e um belo pano de fundo de montes... Em pleno Minho, debaixo daquele sol que torna tudo mais verde, tais visões quase fazem esquecer o betão que cada vez mais sufoca a paisagem.
Post a Comment