Wednesday, October 6, 2010

The corner of the secrets / A esquina dos segredos


Here's an image that takes us to the days that every "little bastard”, instead of staying plugged in at home, lived endless adventures on the street with friends, something that fortunately still happened to my generation, perhaps one of the latest... Sticks and stones, balls, bottle caps or any other unfathomable object, everything served for long hours of entertainment, and the title of this work would no longer make sense if what holds the attention of this trio and their four-legged companions was revealed here.
You can see that this final version is "mirrowed" from yesterday's sketch: It doesn't happen too often, but when I transfer the drawing, it happens to me sometimes to look at its reverse on the transparent paper, and find it more interesting than the original conception. The funny thing is that in terms of sun and shades, my mind doesn't make the same reversal... Curious.
Aqui temos uma imagem que remete para o tempo em que a “canalha miúda”, ao invés de ficar em casa ligada à tomada, ainda vivia aventuras sem fim na rua com os amigos, algo que afortunadamente ainda aconteceu com a minha geração, talvez uma das últimas... Paus e pedras, bolas, tampas de garrafas ou qualquer outro insondável objecto, tudo serviria para largas horas de entretenimento, e o título deste trabalho deixaria de fazer sentido se aquilo que prende a atenção do trio da imagem e dos seus companheiros de quatro patas fosse aqui revelado.
É possível verificar que a versão final está “em espelho” em relação ao esboço mostrado ontem: Não é muito frequente, mas ao transferir o desenho acontece-me por vezes olhar para o seu reverso no papel transparente e optar por ele por o achar mais interessante que a concepção original. O engraçado é que, em termos de direcção do sol e respectivas sombras, a minha mente já não faz essa inversão... Enfim, curiosidades.
Fabriano Artistico cold pressed 5"x 7" - 140lb (12,5x18cm - 300g/m2) paper
Available, framed, in my exhibition - click here / Disponível, emoldurado, na minha exposição - clique aqui

10 comments:

Rafael Carvalho said...

Andarão no ar pensamentos pecaminosos?
Cumprimentos.

Paulo J. Mendes said...

Não me parece. Numa esquina com um santo vigilante em azulejo...

Julio Rodrigues said...

Parece-me que aqui há gato...planeando qualquer coisa e o cãozinho a vigiar. Tudo me parece suspeito aqui, excepto a beleza da aguarela.

Paulo J. Mendes said...

Os vizinhos, que já levam água pela barba do "diabo da canalha que só faz asneiras", devem sabê-lo melhor do que ninguém... Eu bem me lembro como eram os meus :)))

Lefrontier said...

A inversão da imagem resultou... Mas acho que quer numa direcção quer noutra ficaria muito bem. Esta calçada é de godos irregulares, diferente das habituais mais de "cubos", mas é também muito bonita! Quanto ao segredo: é definitivamente o "FAlcão" ou o "Mandrake" ou... AI, ai! Pode ser uma fisga!... :))

Eduardo

Paulo J. Mendes said...

Qualquer das hipóteses é bastante viável... Já o "Mundo de Aventuras" apareceria visível na imagem, pois o formato era substancialmente maior :))

SKIZO said...

WOW
Great
Work
good
creations

Paulo J. Mendes said...

Obr
iga
do!
:))

Luís Bonito said...

Gosto de tudo: da composição, das cores, das sombras e das histórias e diálogos que podemos imaginar com aquela criançada toda:-)
Abraço

Paulo J. Mendes said...

Obrigado, Luís. Creio sermos ambos do tempo em que se faziam iguais tropelias :))