Tuesday, April 27, 2010

A distant train / Um comboio distante


Spring has arrived, landscapes are filled with patches of color, the sun makes them cheerful and green, especially in those days whose clarity allows the blueish and desirable mountain horizons to be reached by the eye... A steam train winding through such landscapes may refer to the past, but if you consider that some countries take advantage of this heritage rolling stock to touristically enhance some region, often in combination with a regular and modern passenger service, the image no longer will seem so anachronistic. In the other hand, "some" other countries with high potential, having the material, lines and an original and unique landscape, decide instead to dismantle everything...
Chegada que está a Primavera, as paisagens enchem-se de manchas de cor, o sol torna-as alegres e verdejantes, sobretudo naqueles dias cuja limpidez permite que a vista alcance horizontes montanhosos e azuladamente apetecíveis... Um comboio a vapor serpenteando por entre tais paisagens poderá remeter para o passado, mas se tivermos em conta que em certos países se aproveita esse material histórico para valorizar turisticamente uma determinada região, muitas vezes em simultâneo com uma regular oferta de passageiros em material moderno, a imagem já não parecerá tão anacrónica. Por outro lado, há "certos" países com elevado potencial que, dispondo do material, das linhas e de uma paisagem única e original, optam antes por tudo desmantelar...
Fabriano Artistico rough 7"x 5" - 140lb (18x12,5cm - 300g/m2) paper
Available: Click here / Disponível: Clique aqui

8 comments:

Terry Banderas said...

Beautiful. I love to see trains.

Paulo J. Mendes said...

Makes two of us, Terry :)) Especially if steam is involved...

Rafael Carvalho said...

"As antigas automotoras ao serviço da Linha do Vouga, no distrito de Aveiro, transportam agora turistas... no Peru. Os comboios que a CP vendeu à peruana Crosland estão, desde Outubro do ano passado, a fazer a ligação três vezes por dia entre Ollanta, a última cidade inca ainda habitada, e Machu Pichu, uma das sete maravilhas do Mundo."

Conferir notícia em "http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?channelid=00000011-0000-0000-0000-000000000011&contentid=5664F07C-728B-4EC4-97A9-B159423020F9".

Cumprimentos.

Paulo J. Mendes said...

...A juntar às antigas automotoras da linha da Póvoa que agora fazem serviço no Tren de Las Sierras na Argentina, as locomotivas a vapor vendidas para diversos percursos turísticos em Espanha, França ou Suíça, etc... Haja quem preserve e valorize: É triste dizer isto, mas pelo menos não estão a apodrecer numa linha "de saco" ao canto de uma qualquer estação da nossa moribunda rede.

Arménia Baptista said...

Pena é que a revolta de muitos (nos quais me incluo) não tenha força para mudar mentalidades tacanhas...
Paisagem como esta, já nem se vê...vai ter de pintar muitas Paulo, para ficarem como testemunho!
;)

Paulo J. Mendes said...

Enquanto elas existirem na minha memória, Arménia, não deixarei de as pintar... E quando só existirem nas nossas memórias, idem.

Luís Bonito said...

É realmente uma paisagem maravilhosa transformada numa aguarela excelente.
A riqueza do conteúdo faz-nos desejar estar lá, neste cenário , agora mesmo.
Abraço

Paulo J. Mendes said...

Ao "agora mesmo" eu acrescentaria "antes que desapareça", dada toda a sorte de atentados que a nossa paisagem tem vindo a sofrer...
Um abraço!!