Wednesday, April 29, 2015

Escondidamente à vista / Hiddingly on sight


Discretamente posicionado à beira da estrada perto da aldeia de Covide, em Terras de Bouro, encontra-se este bonito moinho, aparentemente abandonado. Já o tinha visto uma ou duas vezes de passagem, e achei que era tempo de o pôr no papel.
Sendo exactamente o tipo de cenário que me encanta e que procuro mais do que o resto, não é de todo tão fácil de desenhar como os ambientes de natureza urbana ou arquitectónica, dada a densidade e variedade de texturas e elementos vegetais. Um bom par de horas e/ou muita prática adquirida talvez fossem necessários para representar tudo convenientemente. Como me demorei por ali quatro vezes menos do que isso, ficamos apenas com uma ideia.
Discreetly positioned on the roadside near the village of Covide, in Terras de Bouro, there is this beautiful mill, apparently abandonned. I have seen it before once or twice when passing by, and thought it was about time to put in into paper. 
Being exactly the kind of scene that delights me and that I search more than anything else, it's by no means as easy to sketch as any urban or architectural environment, for its density of textures and vegetable elements. A good couple of hours and/or plenty of practice would be necessary to get it conveniently represented. Since I stayed there four times less than that, we'll just get a small idea.

4 comments:

Miú said...

Para um registo de um quarto de hora (fiz bem as contas?), ficou óptimo!

Paulo, aproveito para o sondar quanto à ideia (um pouco peregrina, dado que não conheço ninguém) de fazermos um encontro de desenho à vista em Braga. O que acha? Poderia comparecer? Ou não tem pachorra para estas coisas? Só falei sobre isto com o Hélio Peixoto (que não conheço pessoalmente, como digo), mas sei que o Neno também é daqui. Enfim, seria um mini-skecthcrawl "à moda de Braga"... :)

Paulo J. Mendes said...

Foi cerca e meia-hora, mais coisa menos coisa, Miú :)) Até queria ter ficado mais algum tempo, mas fico nervoso quando estou sozinho num lugar relativamente isolado e começo a ouvir muitos cães a ladrar nas imediações...

(Relativamente ao mini-sketchcrawl Bracarense, não sei se tenho pachorra ou não, porque nunca experimentei, pelo que à partida estou receptivo, tanto mais sendo aqui mesmo "à porta".)

Miú said...

Óptimo, óptimo! Proponho a segunda quinzena de Maio, pois na primeira vou estar fora. Uma tarde de sábado, não? E temos que arranjar bom tempo... ;)

Paulo J. Mendes said...

É a minha altura preferida do ano e da parte de tarde é o ideal para mim, o que quer dizer que para ser perfeito dependerá apenas de como S.Pedro acordar nesse dia :)